Sem mudanças no tempo para o fim de semana.

Hoje temos um anticiclone (alta pressão) na altura do Uruguai e o Rio Grande do Sul, e um ciclone (baixa pressão) entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Esses dois sistemas favorecem a circulação marítima sobre o litoral, bem como a manutenção do vento mais forte. Ontem tivemos rajadas de 77 km/h em Itajaí. Hoje pela manhã rajadas de 39 km/h da direção sul. Para o sábado e domingo continuaremos com a circulação marítima. Na segunda e terça-feira teremos áreas de instabilidade avançando pelo interior e circulação marítima no litoral, associadas, trarão chuva em maior volume para a região, algo superior a 40 mm. Depois voltará o predomínio da circulação marítima e sua maior variação na nebulosidade. Observe a imagem de satélite desse início de manhã nebulosidade concentrada sobre o litoral e na divisa com o Paraná.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 07/01/2022 – Hora local: 08:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Para essa sexta-feira, sábado e domingo teremos a presença constante das nuvens, alguns períodos de sol e chuva fraca isolada. Chance de trovoada isolada na noite de domingo. Para a próxima segunda e terça-feira tempo instável com predomínio das nuvens, chuva e trovoada isolada. Chuva isolada na quarta, e bons períodos de sol para quinta e sexta-feira.

O calor dá uma trégua para esse final de semana. As temperaturas mínimas ficarão entre 18/20°C e as máximas entre 26/27°C. O calor voltará a partir de quarta-feira com máximas acima de 30°C.

Predomínio do vento de sudeste para esse fim de semana. Intensidade entre calmaria e vento suave com rajadas de até 45 km/h. Esse vento permanecerá até parte da próxima quarta-feira.

Em nossas praias ondas variando entre as direções de sudeste e leste conforme o pico. Séries de até 1 metro na maioria das praias. Em alguns picos séries de até 1,5 metros. Essa tendência permanecerá no início da próxima semana.

Fora da costa agitação marítima para esse fim de semana com ondas entre 1,5 e 3 metros. Restrição para embarcações de pequeno porte.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s