Semana começa com tempo instável.

Hoje temos uma mistura de circulação marítima no litoral, áreas de instabilidade pelo interior, ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) na região sudeste, e um sistema de baixa pressão sobre o oceano na altura de Santa Catarina. Durante a semana continuaremos com circulação marítima associada a áreas de instabilidade. Na quarta-feira uma frente fria se deslocará pelo alto mar. Essas condições facilitarão a presença das nuvens com chuva diária, mesmo que fraca. Teremos períodos de sol, mas sempre acompanhado das nuvens. Falando em chuva, tivemos um bom volume nas últimas 12 horas. Em Camboriú – 82 mm, em Balneário Camboriú – 114 mm, e em Itajaí entre 100 e 120 mm dependendo do local. Observe a imagem de satélite muitas nuvens entre o meio oeste e o litoral catarinense.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal True-Color + IR 10,35 µm – dia – 10/01/2022 – Hora local: 07:40 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DAS) modificado por LabClima/UNIVALI. Clique para ampliar.

Tempo instável nessa segunda-feira. Na terça-feira teremos maiores períodos de sol com chuva ocasional. Entre quarta-feira e sábado o sol aparecerá acompanhado das nuvens com condições de chuva fraca isolada. No domingo maiores períodos de sol e chuva isolada na madrugada e noite. Não se descarta trovoadas isoladas. A próxima semana começará com tempo mais estável com pancadas de chuva por causa do calor.

Hoje o dia será mais fresquinho com máxima de 24°C. A partir de amanhã o calor voltará paulatinamente. Entre terça e sexta-feira máximas entre 28/31°C. Para o final de semana máximas entre 34/36°C. Alguns modelos apontam para quase 40°C na próxima segunda-feira.

Até quarta-feira maior frequência do vento de sudeste. Depois ventos das direções de noroeste e nordeste. Intensidade ficará entre calmaria e brisa leve na maioria dos dias. Rajadas mais fortes de até 40 km/h nessa segunda-feira e domingo.

Em nossas praias predomínio das ondas de leste com alguma variação até quinta-feira. Depois ondas variando entre sudeste e nordeste conforme o pico. Os modelos indicam ondas entre 1 e 1,5 metros nessa segunda e terça-feira com tendência de baixa para o resto da semana.

Agitação marinha fora da costa nessa segunda-feira com tendência de baixa. A agitação marinha voltará a partir de sexta-feira.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s