Semana começará chuvosa, depois um friozinho.

A semana começará com circulação marítima e áreas de instabilidade. Na terça-feira essas áreas de instabilidade se fortalecerão e formarão um ciclone próximo da costa, entre São Paulo e Santa Catarina. Na quarta-feira uma nova frente fria entre nosso estado e São Paulo. O núcleo desse ciclone se deslocará para Santa Catarina, e depois para o Rio Grande do Sul, associado a áreas de instabilidade. Assim teremos chuva em volumes significativos, sem consenso nos modelos, variando entre 30 e 150 mm. Com a atuação desse ciclone próxima da costa teremos ventos mais fortes e rajadas muito fortes para terça e quarta-feira. Condição de ressaca por causa da maré meteorológica. Assim fique atento aos avisos da Defesa Civil. O tempo melhorará a partir da noite de quarta-feira ou madrugada de quinta-feira com a entrada de uma massa de ar polar, que trará um friozinho. Observe a imagem de satélite dessa noite nebulosidade presente em nosso estado.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce (topo das nuvens (T°C))– dia -01/05/2022 – Hora local: 18:40 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

Entre segunda e quarta-feira o predomínio será das nuvens. Chuva ocasional na segunda-feira. Para terça e quarta-feira condições de chuva forte com volumes significativos já citados. Para quinta e sexta-feira ótimos períodos de sol. Para sábado e domingo a nebulosidade voltará por causa da circulação marítima, com aberturas de sol e chuvisco bem isolado nos momentos de maior nebulosidade.

Temperaturas amenas para o início de semana e depois um friozinho. Entre segunda e quarta-feira temperaturas entre 15/22°C. Para quinta-feira entre 12/23°C. De sexta-feira até domingo mínimas entre 14/15°C e máximas entre 23/25°C.

Ventos das direções de sudoeste e sudeste terão maior frequência nessa semana. A intensidade ficará entre calmaria e brisa leve, com exceção entre terça e quinta-feira com intensidade moderada a forte. Rajadas muito fortes na terça e quarta-feira com até 65 km/h.

Em nossas praias ondas variando entre as direções de sudeste e leste conforme o pico. O tamanho médio ficará em 1 metro. Séries maiores que 1,5 metros para terça e quarta-feira, ultrapassando a 2 metros em alguns picos.

Condição de ressaca em nossas praias por causa da maré meteorológica.

Fora da costa agitação marinha com ondas entre 1,5 e 3 metros e ventos fortes. Restrição para embarcações de pequeno porte.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s