Semana de pouca chuva e nebulosidade variável

A semana começará com circulação marítima e áreas de instabilidade. Na terça-feira áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul se intensificarão e formarão um ciclone na costa gaúcha. Na quarta-feira uma frente fria se deslocará entre o estado gaúcho e catarinense. Depois, uma massa de ar polar atuará sobre nosso estado, trazendo novamente a circulação marítima, e sua maior variação na cobertura de nuvens entre o litoral e o planalto. No sábado e domingo teremos uma mistura de circulação marítima e uma frente fria no Rio Grande do Sul, sem alterações no tempo, somente na nebulosidade. A próxima semana começará igual, e na terça-feira, nova frente fria se deslocará pela região sul. Com essas condições teremos variação na nebulosidade, com as nuvens presentes em boa parte da semana, intercalando com maiores ou menores períodos de sol. Chance de chuva ocasional na quarta-feira com a passagem da frente fria. Observe a imagem de satélite dessa noite áreas instabilidade (colorido) presentes na região sul brasileira.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce (topo das nuvens em °C) – dia -26/06/2022 – Hora local: 19:20 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

Segunda-feira de muitas nuvens, chuvisco isolado e aberturas de sol. Entre terça e sexta-feira maiores períodos de sol, sempre acompanhado das nuvens. Chuva ocasional na quarta-feira, principalmente na manhã e tarde. Nevoeiros isolados na sexta-feira e sábado. O sábado começará com nebulosidade, mas o sol aparecerá com força no decorrer do dia. A princípio, teremos um domingo e segunda-feira ensolarados.

Temperaturas amenas na maioria dos dias. Friozinho na madrugada e início do dia, e em elevação no período da tarde. No período de segunda à sexta-feira mínimas entre 12/14°C e máximas entre 21/24°C. No fim de semana mínimas entre 14/15°C e máximas entre 25/26°C.

Ventos variáveis com intensidade entre calmaria e brisa leve. As direções de noroeste e nordeste terão maior frequência, depois de sudoeste e sudeste. Rajadas médias inferiores a 25 km/h. Na quarta-feira rajadas fortes de até 45 km/h.

Em nossas praias ondas variando entre sudeste e leste até quarta-feira. Depois, maior frequência da direção de leste. O tamanho ficará entre liso e meio metro. Em alguns picos teremos séries maiores, principalmente na quarta-feira por causa do vento mais intenso.

Fora da costa agitação marinha nessa segunda, e depois na quinta-feira, com ondas entre 1 e 3 metros.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s