Tempo instável no início da semana. Chuva, ventania e ondas grandes.

Começamos a semana com fortes áreas de instabilidade atuando no estado catarinense. Na terça-feira parte dessas áreas avançarão sobre o oceano, se intensificarão e formarão um ciclone, depois, uma frente fria. A atuação desse sistema de baixa pressão entre Santa Catarina e São Paulo propiciará rajadas fortes de vento, de até 60 km entre segunda e quarta-feira, e como consequência sobre o litoral, condições de ressaca e alagamentos nas baixadas. É esperado ondulação com séries de até 4 metros, dependendo da praia. Com essa umidade sobre nossa região é esperado chuva significativa com volumes próximos de 100 mm para terça e quarta-feira. Desde sábado até essa noite de domingo, choveu entre 40 e 55 mm em nossa região. Observe a imagem de satélite dessa noite muitas nuvens sobre nosso estado.

Imagem do satélite GOES 16/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce (topo das nuvens em °C) – dia -07/08/2022 – Hora local: 19:40 – Sul do Brasil. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) modificado por LabClima/UNIVALI.

Predomínio das nuvens nessa segunda, terça e quarta-feira. Condições de chuva, em alguns momentos mais forte com trovoada isolada. Entre quinta-feira e domingo as nuvens estarão presentes, acompanhadas de alguns momentos de sol. Chuva isolada na madrugada de quinta, nevoeiro na noite de sexta-feira e madrugada de sábado.

As temperaturas continuarão amenas para os próximos dias. As mínimas ficarão entre 10/13°C e as máximas entre 16/20°C. No fim de semana temperaturas em leve elevação.

Vento da direção sudeste com maior frequência até sexta-feira, depois das direções de noroeste e nordeste. Para o período de segunda a quarta-feira intensidade entre calmaria e vento moderado. Rajadas fortes de até 60 km/h. De quinta-feira em direção ao fim de semana tendência de brisa leve.

Ondas da direção sudeste com alguma variação para leste predominarão durante a semana. Ondulação mais forte no período de segunda a quinta-feira com séries de 2 metros. Chance para terça e quarta-feira, dependendo do pico, séries maiores que 3 metros. Tendência de baixa a partir de sexta-feira. Condições de ressaca e alagamento nas baixadas.

Fora da costa tendência de agitação marinha, especialmente para quarta e quinta-feira, com ondas maiores que 5 metros. Restrição a navegação de embarcações de pequeno porte.

Autor: labclima

Climatologia Meteorologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s